Empresometro

Sua empresa está vendo ou olhando o mercado?

Parece uma pergunta absurda, já que para muitos ver e olhar trata-se da mesma coisa. Mas…
Para psicólogos e profissionais da língua portuguesa, ver é algo comum, inerente, que acontece de imediato e sem interesse. Já o olhar é lento, analítico, traz sentimento, requer atenção e até contemplação.

Não é por acaso que Jobim escreveu “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça”, ele realmente queria que olhássemos com atenção, e nós olhamos.

Olhar é ação, traz transformação, compreensão e analogia com o que há ao redor. Enquanto o “ver” não aguça nossa vivência, não requer amadurecimento e tampouco provoca atitudes

Tal diferença também já pode ser comprovada cientificamente.

Estudos realizados pelo cientista Masataka Watanabe, do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificou que ver e enxergar são coisas tão distintas que acionam regiões diferentes do cérebro. Muitas vezes estamos em frente a uma imagem, vemos mas não olhamos o seu significado real.

Faça o teste na imagem abaixo:

De relance o que viu no primeiro momento? E depois? Quando focou sua visão e se possibilitou a prestar atenção, olhando realmente o que a imagem representa.

Isso acontece porque nosso olhar não está apurado ou nosso inconsciente não quer deixar aprofundar naquilo que pode nos trazer algum sentimento desconhecido.

E o que isso tem a ver com o mundo dos negócios?

TUDO!

Muitas vezes lidar com a verdade do mercado é cruel e não é fácil chegar a conclusão que o seu produto já não é mais o que o cliente busca, ou a estratégia do concorrente obteve mais sucesso que a sua. Por isso muitos líderes torcem o nariz para as informações de mercado. Este olhar coloca em xeque também nosso ego, trazendo um sentimento ruim.

A psicóloga Lucifrance Carvalhar diz: “Olhar é atribuir um sentido, um significado a aquilo que estamos vendo e este significado está muito ligado as nossas própria experiencias

Ver uma propaganda do seu concorrente quase sempre não te traz nenhuma vantagem, mas quando você se permite olhar, com atenção, fazendo links com outros fatos já vistos, muito provavelmente conseguirá identificar as estratégias por trás daquela ação.

E este é um dos papéis de Inteligência de Mercado, olhar o que o restante da companhia apenas vê.

Só se vê bem com os olhos de Inteligência de Mercado.

Parafraseando a famosa frase do livro Pequeno Príncipe e antes de inflamar qualquer discussão de rivalidade entre áreas, é importante reforçar que o olhar de IM para o mercado tem por trás uma série de métodos e ferramentas que permite primeiro expandir a visão de um mercado do tamanho do oceano e depois olhar o que realmente é estratégico gerando insights e alertas para a tomada de decisão.

Isso é feito através de um processo estruturado de monitoramento que segue as etapas:

  1. Identificação de prioridades – obtido através de entrevistas com áreas clientes e entendimento da estratégia da organização
  2. Seleção de fontes de informação – sites de concorrentes, portais de notícias, redes sociais, eventos, entre outros. Sites de associações geralmente são ricos em dados de mercados específicos.
  3. Coleta e análise convertendo informações em inteligência – Existem várias empresas especializadas em monitoramento e clipagem, há também algumas ferramentas gratuitas, por exemplo o Google Alerts.

A melhor ferramenta de Inteligência de Mercado potencializando o seu modo de olhar

Para apoiar médias e grandes empresas, a plataforma digital do Empresômetro disponibiliza uma série de funcionalidades que permite o mapeamento, a pesquisa e localização de clientes, concorrentes e fornecedores potencializando seu olhar no mercado e tornando este trabalho assertivo e detalhado!

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Agora me responda sua empresa está vendo ou olhando o mercado?

Claudionor Moraes
Head de Marketing do Empresômetro

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