Empresometro

quem somos?

Empresômetro Market Map • Pricing é uma spin-off do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) que, há mais de 30 (trinta) anos, congrega estudiosos das ciências jurídica, contábil, social e econômica, sendo referência nacional no desenvolvimento de estudos e serviços relacionados ao complexo sistema tributário brasileiro.

A partir da experiência em 2004/2005 do IBPT na criação do Impostômetro, junto à ACSP (Associação Comercial de São Paulo), surgiu a ideia de desenvolver ferramenta sociotecnológica de mapeamento das pessoas jurídicas brasileiras, utilizando dados fiscais e tributários para dimensionar os mercados dos vários setores da economia brasileira.

Seu primeiro case data de 2007 avaliando o mercado de peças de reposição automotivas. Em 2012, o Empresômetro é lançado como censo das empresas e entidades brasileiras, públicas e privadas. No ano seguinte, foi lançado o site Empresômetro com estatísticas das pessoas jurídicas brasileiras.

Em 2017, se torna uma empresa independente do IBPT (spin-off), ampliando sua atuação para vários setores da economia. Ao longo dos anos, unindo e aprimorando a reconhecida metodologia de cruzamento de dados fiscais e tributários do IBPT com tecnologias de ponta e inteligência artificial, o Empresômetro passou a coletar e processar informações sobre todos os CNPJs ativos junto à Receita Federal do Brasil, inclusive capturando informações públicas relativas a notas fiscais eletrônicas (NF-e), notas fiscais eletrônicas ao consumidor (NFC-e) e conhecimentos de transporte eletrônico (CT-e).

Em todos esses anos, o Empresômetro passou a atender médias e grandes empresas, inclusive as maiores multinacionais que atuam no mercado brasileiro, entregando soluções inovadoras e personalizadas, com elevadíssimo grau de acurácia e assertividade.

origem e história

O Empresômetro tem suas raízes no Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), fundado em 1992 que possui a missão de traduzir a complexa realidade tributária brasileira em termos claros e acessíveis à sociedade. Daí em diante, o IBPT lançou uma série de projetos inovadores, como o “Citizen” e o “Impostômetro”. Em 2017, esse espírito pioneiro de inovação resultou no nascimento de uma spin-off: o Empresômetro. Consolidando toda a experiência em questões tributárias, transformamos esse conhecimento em estratégias empresariais eficazes.

1992
1992

Fundação do IBPT

2005
2005

Lançamento do Impostômetro

2011
2011

Com a assinatura da LAI, pela presidente Dilma Rousseff, o IBPT inicia sua atuação em pesquisas e Inteligência de Mercado

2012
2012

Início do estudo e site Empresômetro, com o censo das empresas brasileiras

2013
2013

Lançamento “De Olho No Imposto”, que permite qualquer empresa informar o consumidor a carga tributária na nota fiscal

2014
2014

Expandindo horizontes, inauguramos nosso escritório em São Paulo

2017
2017

Nasce o Empresômetro Listas, primeira iteração do Empresômetro Digital

2020
2020

Evolução para a Plataforma Empresômetro Digital

Nossos líderes

Gilberto Luiz do Amaral

Advogado especializado em Direito Tributário e Processual, atua como consultor de empresas, é professor de pós-graduação, autor de obras tributárias, presidente do Conselho Superior do IBPT e sócio fundador da Amaral, Yazbek Advogados.

Cristiano Lisboa Yazbek

Mestre em Direito Econômico e Socioambiental. Advogado tributarista e entusiasta de Inteligência de Negócios, com formação pela FGV. Sócio da Amaral, Yazbek Advogados, com foco em projetos de planejamento tributário e consultoria corporativa, especialmente no setor farmacêutico.

Carlos Alberto Pinto Neto

Advogado tributarista especializado em planejamento tributário, experiência no manuseio de dados fiscais e tributários para potencializar a tomada de decisões estratégicas de grandes empresas.

Nosso time

Marina Dal Bosco

Estrategista de marketing

Willian Deda

Estrategista de marketing

Andreia Lapkouski

Estrategista de marketing

Rafael Carmargo

Estrategista de marketing

Marcia Padilha

Estrategista de marketing

Deise Schroh

Estrategista de marketing

Danielia Baclan

Estrategista de marketing

Rafael Amaral

Estrategista de marketing

Alcyr de Castro

Estrategista de marketing

Eliane Freitas

Estrategista de marketing

Dr. Gilberto Amaral divulga nova pesquisa sobre a carga fiscal envolvendo a fabricação e comercialização de produtos no Brasil

ACSP recebe Gilberto Luiz do Amaral, atual presidente do IBPT Na terça-feira, dia 22, Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, e Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP, receberam para um almoço Gilberto Luiz do Amaral, atual presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), e Rafael Amazonas Fernandes do Amaral, gerente comercial do Empresômetro. O […]

Analise de dados fiscais farmacêuticos

Gerentes e coordenadores das farmacêuticas estão sempre buscando maneiras de melhorar seus negócios e tomar decisões. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é por meio da análise de dados fiscais. Com a gestão e análise de dados fiscais, gerentes e coordenadores podem obter insights valiosos sobre o mercado farmacêutico e tomar decisões mais […]

Empresômetro no 19º Fórum de Compras e Sourcing

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2022, os diretores e equipe comercial do Empresômetro estarão presentes no 19º Fórum de Compras organizado pela Live University, em São Paulo. Lá, nossos profissionais exemplificarão para os visitantes do stand como os dados fiscais e tributários podem ajudar diversos departamentos a terem uma visão estratégica das […]

Prefeitura de São Paulo mantém cadastro ilegal, apesar de decisão do Supremo

Por José Higídio, originalmente ConJur. Mesmo após o Supremo Tribunal Federal ter declarado, em março deste ano, a inconstitucionalidade dos cadastros de empresas sediadas em outros municípios, a Prefeitura de São Paulo continua exigindo a inscrição dos prestadores de serviço, sob pena de retenção do imposto sobre serviços (ISS).  Aos contribuintes que questionam a medida, a prefeitura alega que […]

Como aprimorar a experiência do cliente no B2B

Tornar a experiência do cliente no B2B (business-to-business) cada vez mais positiva está se tornando um exercício diário que as empresas estão tendo que lidar. De acordo com os estudos que já foram feitos sobre esse tema, os clientes passaram a estar mais dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço para ter […]

Como usar uma base de dados para segmentar públicos no Facebook

O fim do público de interesse no Facebook já está dando o que falar. Se a sua empresa conta com o Inbound e Mídia Paga na hora de criar estratégias de atração e aquisição de novos clientes, você já conhece o Gerenciador de Anúncios do Meta (nome do grupo composto pelas plataformas e redes Facebook, […]

Funil de vendas: o que é, para que serve e como melhorar suas taxas por etapa 

O conceito de Funil de Vendas é uma estratégia que vem do Inbound Marketing com o objetivo aumentar os resultados comerciais da sua empresa..  Ele funciona a partir do pensamento de que o processo da compra é feito por etapas e com ele é possível identificar em qual delas o seu cliente se encontra.   Mas, […]

Supply Chain e como utilizar na sua empresa

A Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos, é um conjunto de estratégias logísticas, que têm como objetivo melhorar e influenciar no projeto do produto, nas parcerias, na seleção de fornecedores e em demais processos importantes para o negócio.  O mercado brasileiro, por exemplo, sofre com altos e baixos o tempo todo. Para ter sucesso, é […]

O que é Inteligência Artificial e qual a relação com Big Data e Business Intelligence?

A Inteligência Artificial independentemente do entendimento que você possa ter é uma realidade e está cada dia mais presente no cotidiano, mas o que ela é exatamente?  Neste artigo, vamos descobrir:  1. O que é Inteligência Artificial? 2. Como funciona a Inteligência Artificial? 3. Quais os tipos de AI? 4. Aplicações Práticas da Inteligência Artificial 5. O que é […]

Análise de Dados: o que é e como usar na sua empresa 

É muito comum que diretores de negócios usem a intuição para tomar grandes decisões, pois confiam na expertise que adquiriram em anos de carreira.  Porém, nem tudo é como nos filmes de Hollywood e as chances de uma empresa obter mais sucesso por meio da Análise de Dados, é extremamente mais plausível.  Neste artigo, você […]

Nosso compromisso é Gerar negócios sustentáveis para o crescimento econômico e social do país

Nossa missão é impulsionar a competitividade empresarial de nossos clientes por meio de soluções inteligentes e de alto valor agregado em serviços de informação do mercado B2B. Nossa metodologia exclusiva garante que sejamos a única empresa a oferecer esse nível de resultado no Brasil.

Promovemos práticas empresariais responsáveis e sustentáveis.

Nossa abordagem ESG é alicerçada no compromisso com o planeta, as pessoas e a eficiência operacional.

Desde o início, o Empresômetro é parceiro do Instituto Amiga dos Sonhos (IAS).

No Empresômetro, nossa missão é ir além da excelência em consultoria, guiados por valores éticos e morais que transcendem os limites da performance profissional. Comprometidos com a integridade e a transparência, nossas ações refletem princípios sólidos, formando um ambiente corporativo imbuído de boas práticas e condutas exemplares.

Assumimos o compromisso de ser mais do que uma simples consultoria; somos a promessa de parceria íntegra, orientada por valores que estabelecem alicerces sólidos para o sucesso mútuo. Nossos sócios, administradores e colaboradores são agentes de uma cultura organizacional que valoriza a ética em cada interação, fomentando um ambiente saudável onde a confiança é cultivada e os relacionamentos prosperam.

Somos signatários do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, demonstramos de forma inequívoca nossa adesão a padrões elevados de conduta empresarial. Este pacto não apenas orienta nossas ações, mas também mobiliza empresários, executivos e dirigentes em um movimento coletivo pela transparência e honestidade. Assim, o selo “Empresa Limpa” não é apenas um reconhecimento, mas uma representação tangível de nosso firme compromisso em cultivar um ambiente corporativo que inspire confiança, promova práticas éticas e contribua positivamente para o cenário empresarial e social.

Comitê de governança

Na essência do Empresômetro, a governança corporativa é alicerçada em princípios éticos que não apenas norteiam, mas fortalecem a confiança entre nossos stakeholders. O Comitê de Governança, peça fundamental em nossa estrutura, desempenha um papel central ao garantir que cada tomada de decisão seja pautada pela transparência, ética e alinhamento aos interesses de todas as partes envolvidas. Nosso compromisso com a governança responsável não se resume a uma formalidade, mas sim a uma prática contínua de promover a integridade em cada aspecto de nossas operações. Ao adotar uma abordagem proativa para a governança ética, estamos não apenas consolidando a confiança de nossos stakeholders, mas também estabelecendo um padrão exemplar no cenário corporativo. Acreditamos que uma governança ética é a base sólida para o sucesso sustentável e a construção de relações duradouras.

Ficou com dúvidas?
Fale com um de nossos especialistas

Nossos consultores estão prontos para te atender, manda uma mensagem para gente no Whatsapp.

OU MANDA UM EMAIL