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O crescimento das lojas de conveniência

Esses estabelecimentos 24h têm conquistado espaço no mercado brasileiro

Quem nunca precisou fazer compras em horários pouco convencionais? Para isso existem as chamadas lojas de conveniência, mais comumente encontradas em postos de gasolina

 

De acordo com a definição do CONCLA,  Comissão Nacional de Classificação do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a definição de lojas de conveniência consiste em estabelecimentos comerciais com venda predominante de produtos alimentícios industrializados, além de outros não alimentícios, usualmente associado a outra atividade, com funcionamento de 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 

O cenário das lojas desse setor varejista tem passado por mudanças. Algumas dessas lojas têm sido abertas fora do ambiente tradicional de postos de gasolina e também no formato de franquia.

 

Mais de 9.3 mil negócios ativos em todo os país

Nós já tratamos de negócios muito mais representativos aqui no blog, mas as lojas de conveniência têm apresentado um crescimento considerável nos últimos cinco anos. Isso porque apenas nos primeiros meses de 2019, já foram abertos mais de 800 negócios do setor no Brasil. No ano passado, em 2018, o número chegou a passar de 1.2 mil e em 2017, foram mais de 1.1 mil lojas de conveniência abertas. Se formos comparar com 2014, por exemplo, o número total de empresas abertas desse tipo  foi de apenas 781.

 

Entenda como as lojas de conveniência se dividem nas regiões brasileiras:

 

A maior concentração desses negócios está localizada na região sudeste, como apontado no infográfico, mas o segundo estado com o maior número de lojas de conveniência é o Paraná, com pouco mais de 900. São Paulo mantém o primeiro lugar na comparação entre estados, com mais de 2,4 mil negócios. E o terceiro lugar fica por conta de Minas Gerais, que soma cerca de 500 empresas

 

Ao analisarmos como esses negócios se comportam nas cidades brasileiras, temos alguns dados de comparação interessantes. O primeiro lugar também fica por conta da capital paulista, com mais de 400 lojas – e até aqui, sem grandes surpresas, pois São Paulo tem uma área de 1.521,110 km² e uma população de 11.253.503 milhões de pessoas, de acordo com o último censo levantado pelo IBGE. No entanto, o segundo lugar é de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com pouco mais de 180 empresas do setor. A cidade tem uma área total de 8.092,951 km² e sua população é de 786.797 mil pessoas.

 

Brasília, o terceiro lugar no nosso ranking de cidades com mais lojas de conveniência, concentra pouco mais de 150 estabelecimentos. Sua área total é de 5.760,783 km² e população total de 2.570.160 milhões de pessoas. O quarto lugar é da capital carioca, com mais de 130 lojas ativas. O Rio de Janeiro uma população de 6.320.446 milhões de pessoas e uma área total de 1.200,255 km². A quinta cidade com mais negócios é Manaus, que soma mais de 110. Sua área é de 11.401,092 km² e a população é de 1.802.014 milhão de pessoas

 

Com os hábitos de consumo mudando e o consumidor sempre em busca de negócios que entreguem suas necessidades no melhor estilo on demand, as lojas de conveniência que funcionam 24 horas por dia podem ser uma ótima aposta de investimento.

 

Esse é o tipo de inteligência que o Empresômetro entrega pelo seu negócio.

 


 

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