O faturamento do mercado pet brasileiro chegou a R$ 20,3 bilhões em 2017.
Atualmente, a população brasileira de animais de estimação, carinhosamente apelidados de pets, passa dos 130 milhões, de acordo com dados divulgados pela ABINPET – Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação.
Os melhores amigos do homem em números
No Brasil, a população de cães chega a ultrapassar os 52,2 milhões. Em segundo lugar estão as aves canoras (que cantam) e ornamentais (papagaios, araras, entre outros), com um total de 37,9 milhões. Os gatos de estimação ficam em terceiro lugar e chegam aos 22,1 milhões. Peixes ornamentais somam 18 milhões. E por último, estão os répteis e pequenos mamíferos, que são pouco mais de 2 milhões.
No ranking mundial em população total de animais de estimação, o Brasil ocupa o 4º lugar, mas quando o assunto é especificamente população de cães, gatos, aves canoras e ornamentais, o país está em 2º lugar.
Em termos de faturamento desse mercado, o Brasil também não fica atrás na classificação mundial, conquistando o 3º maior faturamento no mercado de pet shops. Em 2016, a indústria especializada em pet shops e derivados foi responsável por um faturamento de R$ 18,9 bilhões. Em 2017, o faturamento chegou a R$ 20,3 bilhões, dividido em:
→ Comida: 68,6%
→ Serviços: 15,8%
→ Banho e tosa: 7,9%
→ Veterinário: 7,7%
A previsão do setor para 2018 é de chegar a R$ 21,77 bilhões. Dentro dessa estimativa, 68% do total, estaria destinado a produtos para nutrição animal, que levam soja, trigo, arroz, milho e carnes de bovinos, aves e peixes em sua composição.
A carga tributária sobre o preço base da indústria pet é de 51,20% no Brasil. Em comparativo, na Europa a carga tributária é de 18,5% e no Estados Unidos é de 7%.
E o que o meu negócio tem a ver com isso?
Talvez a sua empresa não seja do setor especializado em pets, mas isso não quer dizer que você não possa utilizar o crescimento significativo desse mercado cada vez mais especializado.
De acordo com pesquisa realizada pela ABINPET, 58,5% dos entrevistados consideram importante o fato de determinado local ou estabelecimento ser pet friendly, ou seja, aceitar animais. Dentro da mesma pesquisa, 48% dos entrevistados já deixaram de frequentar lugares que não aceitam bichos de estimação.
As oportunidades que o mercado pet oferece são hotéis e pousadas, lanchonetes e restaurantes, shoppings e supermercados.
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