A prospecção de mercado possibilita que você se destaque em meio à concorrência.
Nesse exato momento, existem 21.228.593 empresas ativas no Brasil, de acordo com estatísticas disponíveis no Empresômetro. A cidade que registra o maior número de empresas é São Paulo, com 1.884.674 e que concentra 3 de cada 10 empresas brasileiras. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com 835.258. E em terceiro, com um total de 398.401, está Belo Horizonte.
Dentro desse total de empresas ativas no país, alguns ramos têm um maior destaque em quantidade de negócios abertos. Em primeiro lugar está a área de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 1.182.740 empresas. Em seguida está o setor de cabeleireiros, que contabiliza 646.805 estabelecimentos abertos. Com 637.327 empresas ativas, está o ramo de comércio varejista de mercadorias em geral.
Ainda de acordo com dados levantados pelo Empresômetro, a cada dia 5000 empresas são abertas no Brasil e do outro lado da balança, 2000 empresas fecham no mesmo período de tempo. Nessa conta diária, o setor de serviço representa 50% dos negócios abertos e o comércio contabiliza 35%. Outro fator determinante para entender ainda melhor o cenário predador em que a nossa economia se encontra, um quinto da população economicamente ativa já tem ou está abrindo uma nova empresa.
Os números acima são muito bons, pois mostram que a economia brasileira está aquecida e dando sinais de recuperação. No entanto, em meio a tamanha concorrência, ninguém gostaria de parar do lado das estatísticas de empresas fechando as portas diariamente, não é mesmo?
Como destacar a minha empresa em meio a tantas outras?
Uma das melhores armas que a sua empresa pode ter para se destacar é a prospecção de mercado, pois essa solução proporciona um planejamento estratégico muito eficaz ao seu negócio.
Essa estratégia não acontece de forma desordenada e nem deve ser utilizada apenas em uma fase inicial da empresa. A prospecção de mercado é vital para a saúde do negócio, pois garante que o seu empreendimento esteja sempre à frente da concorrência.
Nesse sentido, é fundamental ter um conhecimento profundo e inteligente da sua própria empresa, do mercado em que ela se encontra e a forma como os seus clientes e prospects se comportam na hora de fazer a compra de um produto ou serviço. E não é algo tão simples como parece: consiste em pesquisar muito bem o cliente, entender suas dores e necessidades, seus interesses e onde sua empresa pode ser a solução.
Com a prospecção de mercado que o Empresômetro oferece você consegue viabilizar o mapeamento de clientes em potencial, bem como a possibilidade de segmentar o foco das ações por região, porte e até mesmo faixa de funcionários.
Conheça as soluções para o seu negócio em apenas um clique.