Sabemos que por tratarmos de assuntos de tributação, jurídicos, de marketing e outras áreas, você pode se deparar com siglas ou termos que ainda não conhece. Nesse post, preparamos para você um guia para compreender um pouco mais sobre o que é Lead, Suspect e Prospect, termos que ouvimos muito na hora de montar uma estratégia para prospecção de clientes. Você também pode ler mais sobre essa matéria aqui.
Antes de falar sobre isso, vamos lembrar do funil de vendas:
Em um primeiro momento, precisamos alcançar pessoas para que elas conheçam os serviços de uma empresa, certo?
Nessa fase, os esforços da área de marketing e vendas de uma empresa são voltados a divulgar os serviços oferecidos, de forma direta e indireta.
A partir disso chegamos ao lead. Os “leads” são pessoas e/ou empresas que demonstram interesse no seu serviço/produto. São aquelas pessoas que viram a página da empresa nas redes sociais, leram alguns artigos no blog da empresa, receberam um cartão de visita do comercial, porém, apesar disso, isso não significa que essas pessoas tenham real intenção de compra, ou que ao menos sejam o público-alvo ideal para adquirir os produtos ou serviços da empresa.
Os leads que já identificaram um determinado problema e acham a solução em seus produtos/serviços, são chamados de leads qualificados.
Desses leads qualificados nós podemos identificar os suspects, que são suspeitos compradores do seu serviço/produto e que se enquadram no seu público-alvo.
Uma pessoa ou empresa que já deixou de ser um lead e futuramente pode ser um cliente. Quando o suspect está na fase de decisão de compra, ou seja, tem condições de comprar o produto/serviço da empresa, mas ainda não é um cliente, é chamado de prospect.
O prospect é um potencial cliente que está em negociação, e, se tudo der certo, se tornará um novo cliente para empresa.
Recapitulando:
Lead: pessoas e/ou empresas que demonstram interesse no seu serviço/produto.
Suspect: Um suspeito comprador do seu serviço/produto e que se enquadra no seu público-alvo. Uma pessoa ou empresa que já deixou de ser um lead e futuramente pode ser um cliente.
Prospect: É um contato que está em fase de decisão compra pelo seus produtos e serviços e está muito próximo de se tornar cliente. Geralmente tem as condições para adquirir o produto/serviço.
Entender cada fase da jornada de compra do seu cliente é muito importante para montar sua estratégia de negócio e saber lidar com seus clientes em cada fase da prospecção.
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O conteúdo deste artigo foi escrito referenciando o blog da Eleve CRM.