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Pitch de vendas – 10 dicas para montar o seu

Recentemente explicamos aqui no Blog o que é um Pitch de vendas. Depois desse post alguns leitores pediram dicas para elaborar um bom pitch. E, atendendo a pedidos, é isso que faremos agora. 

A seguir, veja as melhores dicas para construir um bom Pitch de vendas. Mas antes, se você ainda não sabe o que esse termo significa ou quer conhecê-lo melhor, clique aqui e acesse o nosso post que explica mais sobre ele. 

 

Agora sim, vamos às dicas: 

 

Primeiro, é importante ressaltar que não existe uma fórmula pronta e exata para a elaboração de um Pitch perfeito. Cada cliente ou investidor terá necessidades diferentes e conhecimentos sobre o seu negócio diferentes também. Então, é sempre bom elaborar mais de um Pitch de vendas. Se você tiver 3 Pitchs, já é muito bom, pois assim quando você precisar (de acordo com o cliente ou investidor) você pode fazer pequenas mudanças em um desses Pitchs que será utilizado. 

Temos que ressaltar também que um Pitch de vendas é o que vai causar a primeira impressão sobre você e seus negócios, portanto é bom dedicar-se a elaboração de um ou mais. 

 

Para elaborar um bom Pitch: 

1 – Como o discurso deve ser breve, o tempo ideal do Pitch de vendas é de 3 a 5 minutos. 

 

2 – Uma das principais questões a serem abordadas em um Pitch é a necessidade ou problema que o mercado tem e que pode ser atendido ou solucionado pelo seu negócio. Ou seja, qual é a oportunidade que existe aqui e vai beneficiar a ambos? 

 

3 – Logo em sequência, você pode já apresentar a solução da qual você dispõe, para que o discurso fique coerente. Se houver inovação ou diferenciação do seu produto ou serviço, exponha-o e aproveite para destacá-lo. 

 

4 – Ao destacar sua inovação ou diferenciação, é importante comparar com os demais players do mercado, o que mostrará que você conhece não só a sua empresa, mas também os seus concorrentes. 

 

5 – Agora é importante mostrar alguns dados, de preferência que sejam os mais importantes para o seu ouvinte, como qual o estágio do seu negócio. Se um investidor estiver te ouvindo, é essencial que você fale como o investimento será utilizado e quanto será necessário para isso. 

 

6 – Tenha em mente que você deve falar sobre o que é importante para o cliente ou investidor. É muito comum a pessoa falar apenas o que é interessante para ela e para a própria empresa, o que é um erro.  Deixe seu ego de lado aqui. 

 

7 – Saiba eleger as principais qualidades que serão destaque no seu pitch de vendas e quais qualidades serão reservadas para um segundo contato. O que não significar que você não precise saber essas características do segundo contato. É preciso estar preparado para responder a perguntas que podem ser feitas durante o Pitch, e que você imaginou que ficariam para um contato futuro. 

 

8 – Experimente começar com uma pergunta. Além de ser um quebra-gelo, isso pode fazer você compreender melhor o nível de entendimento do investidor ou cliente sobre o assunto que você abordará no Pitch. Perguntas como “O que você conhece sobre…” ou “Qual o seu interesse em …” são ótimas e servem até para você poder mudar o rumo da conversa, caso o interlocutor não seja o mais apropriado para o que você oferece e aí você poderá até solicitar a indicação a um terceiro, onde você poderá aplicar seu Pitch e quem sabe ter mais sucesso. 

 

9 – Conclua com fatos e informações que transmitam credibilidade, como histórico junto a outros clientes, menção a outros clientes que você já teve, ou tem, e até mesmo sua experiência e expertise. 

 

10 – Ao final do Pitch de vendas, não deixe de pedir por uma reunião, uma apresentação formal ou permissão (talvez até o contato) de quem toma as decisões (se quem o ouve já não for essa pessoa) 

 

Lembre-se que o Pitch de vendas não é uma mágica que fará você sair vendendo muito mais ou conquistando todos os investimentos que sua empresa precisa. Mas, ele é o primeiro passo para que isso possa acontecer. É o que despertará o interesse no cliente ou investidor e fará com que ele percorra as próximas etapas da venda ou do investimento. 

 

Por fim, pratique! Repita o seu Pitch em frente ao espelho, pratique com amigos e familiares, pois eles poderão dizer se realmente entenderam o que você estará vendendo, afinal muitas vezes por você conhecer o produto ou o negócio e pelo seu envolvimento com eles, acaba esquecendo um detalhe que seria trivial para quem ainda não o conhece. 

 

Agora que você já praticou e aperfeiçoou o seu Pitch! É hora de praticar, usando ele de verdade. 

Boa sorte com o seu Pitch de vendas. 

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