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Como o CRM de Vendas contribui com a prospecção

Como o CRM De Vendas contribui com a prospecção de clientes

Conquistar novos clientes em B2B é, e sempre será, um dos principais objetivos de qualquer negócio. Isso porque toda empresa visa o lucro e os bons resultados. 

E o que poderia ser melhor para isso do que contar com uma carteira repleta de clientes satisfeitos?

Para que isso seja possível, é preciso começar do início: atraindo e prospectando potenciais clientes que tenham interesse e verdadeira compatibilidade para fechar negócio com a sua empresa. 

Sendo assim, vamos entender ao longo deste conteúdo como o uso de um CRM de vendas contribui com a importante etapa de prospecção de clientes. Continue a leitura para saber mais.

  1. O que é um CRM de Vendas?
  2. Por que investir nessa solução?
  3. A tecnologia como aliada da prospecção
  4. Estratégias de prospecção com o CRM de Vendas
  5. Como o CRM de Vendas contribui para o bom funcionamento do processo de prospecção

Mas o que é um CRM de Vendas?

O CRM de Vendas (Customer Relationship Management) – também conhecido como sistema de Gestão de Relacionamento com Clientes – é uma solução que consiste na utilização de diversas táticas de negócios, desde o suporte tecnológico e estratégico aos usuários, até o melhor atendimento aos clientes.

Com o CRM, as empresas podem armazenar uma série de informações sobre os clientes e conhecê-los cada vez melhor, oferecendo exatamente aquilo que procuram. 

Para que isso seja possível, a plataforma faz a coleta e registro de dados como: as atividades diárias, todo e qualquer contato feito com a empresa, os e-mails trocados, as visitas realizadas no site do seu negócio, conversas via telefone e os demais dados demográficos. 

Ou seja, o CRM de Vendas pode ser definido como uma solução completa sobre vendas, marketing e relacionamento com o cliente. Sendo a construção desse relacionamento um pilar fundamental para a cultura de foco em proporcionar ao cliente a melhor experiência.

Por que investir nessa solução?

Se você atua com prospecção, sabe que sempre há muito a se fazer: ligar para dez clientes hoje, enviar e-mail para outros vinte, fazer reunião com dois executivos que te responderam no WhatsApp…

Quanto maior a sua carteira, maior a chance de você cometer algum erro ou esquecer de fazer um follow-up. Por isso, tentar controlar esse processo com planilhas ou até usando papel e caneta pode até funcionar, mas não vai agilizar sua vida.

E como o CRM ajuda na prospecção? Por meio de automações que criam tarefas para te lembrar quando falar com o cliente, com quem falar e você ainda pode conferir o histórico para ver o que foi discutido da última vez.

Dessa forma, investir em um CRM proporciona às empresas a unificação de todos os dados e informações obtidas, o que torna as decisões mais assertivas e rápidas.

Isso porque a centralização das tarefas na plataforma permite que as informações fiquem armazenadas em apenas um local, permitindo o fácil acesso a qualquer dado necessário para avançar com as negociações. 

Chega de ter que procurar informação em diversas planilhas, documentos, papéis ou até mesmo ter que perguntar o que os outros vendedores já fizeram.

Por isso, podemos dizer que investir em um CRM de vendas é fundamental para empresas que atuam em qualquer etapa do processo de vendas. Além disso, não dá pra ficar só observando as empresas no mercado inovando, certo?

Com ele as falhas manuais são eliminadas e a operação se torna muito mais estratégica, já que o funil de vendas é organizado em tempo real, permitindo uma visão mais clara de todo o processo comercial. 

Quanto tempo as empresas demoram para contratar um CRM?

A tecnologia como aliada da prospecção

Até aqui pudemos entender que o CRM oferece benefícios em todo o processo de vendas, mas se você atua com prospecção com certeza sabe que prospectar clientes vai muito além das abordagens e ligações realizadas, não é?

Independente do canal ou do meio em que será atendido, o cliente espera por uma experiência satisfatória e para isso algumas medidas estratégicas precisam ser tomadas durante a etapa de prospecção, você sabe quais são?

Em primeiro lugar, é fundamental estar atento ao perfil do cliente, entender suas necessidades e desejos, além das informações sobre o negócio. Dessa forma fica muito fácil conduzir o lead ao processo de tomada de decisão. 

E para isso o CRM de vendas aparece como a tecnologia ideal para garantir que as informações mapeadas dos clientes estejam alinhadas em um só lugar, garantindo um atendimento mais personalizado graças ao fácil acesso às informações e ao agendamento de follow-ups. 

Com a automação dos processos as empresas realizam uma prospecção muito mais estratégica e ainda utilizam o tempo hábil para realizar atividades que aumentem a qualificação dos leads.

Estratégias de prospecção com o CRM de Vendas 

Criação de listas para prospecção

Com o CRM os usuários têm a possibilidade de criar listas baseadas em segmentos, regiões ou mesmo nos perfis de clientes ideais para a empresa Assim é possível potencializar as abordagens e prospectar de forma muito mais eficiente.

Qualificação 

Outra estratégia que pode ser adotada com o uso do CRM de Vendas, é a qualificação que essa solução proporciona para uma operação comercial.

Afinal, com a ferramenta, os vendedores podem criar checklist e garantir que todas as informações necessárias foram levantadas para avançar com as negociações.

Além desta etapa, você também pode ter certeza que está prospectando da melhor forma possível, clientes ideais para seu negócio, através de um banco de dados inteligente.

Fluxo de cadência 

Além das listas de prospecção, checklists que contribuem com a qualificação, com o CRM também é possível facilitar os fluxos de cadência. Ou seja, os vendedores podem ser avisados sobre as próximas tarefas por meio de automações e garantir que nenhuma seja deixada para trás.

Como o CRM de Vendas contribui para o funcionamento do processo de prospecção?

Podemos concluir que o processo de prospecção é fundamental para o bom funcionamento de uma operação comercial, não é? O CRM de vendas por sua vez, é responsável por otimizar o processo e tornar o momento de prospecção mais rápido e funcional. 

Para isso é possível obter análises robustas e relatórios dos dados coletados, acessar o histórico de interações dos clientes, agendas e compromissos, além de outras informações necessárias para prospectar da melhor forma possível.

Por isso, se você deseja melhorar o processo de prospecção do seu negócio, o CRM de vendas vai te ajudar a organizar e controlar melhor seus processos e resultados. A melhor parte é que a solução vai potencializar o toda a sua operação, diminuindo a necessidade de investimentos em novas tecnologias e processos. 

Com soluções mais robustas e completas é possível fazer toda a gestão do seu funil de vendas, automatizar e gerar propostas comerciais, além da geração de documentos e contratos relevantes para o fechamento dos seus negócios.

Por fim, estuda e analise muito bem o seu mercado, conheça seus clientes e conte com as funcionalidades do CRM para potencializar as ações de prospecção e vendas de toda sua equipe de forma geral.

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