A correlação entre o Marketing e o Comercial
Dos diversos departamentos que podem existir em uma empresa, o marketing e o comercial funcionam como uma vitrine do negócio. Isso porque são esses dois setores que mantém contato direto com clientes e prospects. Ainda que dividam o front, são áreas diferentes e, ao mesmo tempo, complementares.
Da estratégia à venda
De um lado temos o departamento comercial, responsável por concretizar as vendas de serviços ou produtos. Sua responsabilidade é muito grande, pois o lucro para que a empresa possa sobreviver e crescer depende diretamente do seu sucesso na arte de vender. As equipes desse setor têm um perfil dinâmico e um conhecimento aprofundado do negócio. O comercial fala o idioma do cliente e sabe oferecer exatamente aquilo que ele precisa. Mas como isso é possível?
Do outro da linha está o marketing, que por sua vez tem como intuito entender o mercado em que a empresa está inserida e traçar estratégias para que o produto seja comunicado aos prospects da maneira mais eficiente. As estratégias definidas pelo marketing vão munir o Comercial de conhecimento, além de atrair os possíveis clientes para que o profissional arremate a venda.
Nesse sentido, é essencial que o comercial viva o marketing e vice-versa, pois um não caminha sem o outro e o sucesso empresarial depende que os dois setores se entendam e compreendam onde estão e para onde precisam ir.
Quando as duas áreas não se conversam de forma estratégica, acaba acontecendo um ruído na comunicação e isso pode gerar prejuízo para o negócio, algo que ninguém quer. Sendo assim, ambas as áreas precisam fazer um esforço para que o fluxo de informações e necessidades de cada lado seja explanado pelos gestores de cada área e dessa forma alinhados com o objetivo de vender mais.
O processo pode variar de empresa para empresa, mas essa ponte entre o marketing e o comercial não pode deixar de ser criada e constantemente ajustada.
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