Empresometro

Os 10 estados brasileiros com maior concentração de comércio de vestuário

O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, também chamado de varejo de moda, tem a maior fatia de empresas ativas no Brasil, com mais de 1,05 milhão de negócios, o que representa 83,34% do total.

Atividade econômica que ocupa o primeiro lugar no ranking de empresas ativas do país, esse tipo de comércio apresentou um crescimento de 16,95% de 2017 a 2018. Do ano passado até os primeiros 5 meses de 2019, o crescimento foi de 7,13%, de acordo com dados levantados pelo Empresômetro.

Confira o ranking 10 estados brasileiros com a maior concentração de comércio de vestuário e acessórios:

Números do setor

O comércio varejista possui 12,3% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) e corresponde 43% do comércio geral. A Pesquisa Anual do Comércio, realizada em 2014 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontou o comércio de vestuário e calçados gerou R$ 132 bilhões de receita, total que representa 10,3% do comércio varejista. Nesse período, foi considerada a atividade econômica que mais emprega no setor, com um total de 17,7% de empregados no comércio varejista.

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), também realizada pelo IBGE, apontou que, em 2014, o gasto médio de famílias brasileiras com vestuário foi de 4,68% do total das despesas, o que corresponde a uma média de R$83,21 por mês e R$998,52 por ano. Esse gasto médio varia conforme a classe social da família.

Gasto familiar mensal médio:

  • Classe A: R$455
  • Classe B: R$ 202
  • Classe C: R$97
  • Classe D e E: R$40

Datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal aumentam a demanda do comércio varejeiro de moda anualmente. Por outro lado, datas econômicas, como a Black Friday, têm perdido força de venda no setor desde 2013, quando atingiu o seu pico – de lá pra cá, a data tem registrado mais compras de eletrônicos e tecnologia.

Outros fatores são determinantes para o consumidor de varejo de moda. As gerações Y e Z, por exemplo, correspondem a 68,8 milhões de brasileiros e são, em sua maioria, economicamente ativos e consumidores frequentes de produtos de moda. Essas mesmas gerações são constantemente impactadas por influencers e youtubers.

Ainda que seja o maior setor de atividade econômica do país, o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios ainda tem muito espaço para investimentos.


Conheça a melhor versão da sua empresa, venha para o Empresômetro.

Compartilhe a postagem:

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:

Cupom Gerado com Sucesso!

Quase lá! Instruções para sua Inscrição estarão no seu email em até cinco dias úteis

Seu cupom de desconto (e de seu acompanhante, se solicitado) será enviado para o e-mail informado em até 5 dias úteis.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e também a pasta de spam.

VOCÊ GANHOU 50%
DE DESCONTO!

Não perca a chance de se conectar com os maiores nomes do agronegócio no III Fórum Agro! Junte-se a líderes, especialistas e investidores para debater inovação, mercado e as tendências que estão moldando o futuro do setor.