Metodologia

O Empresômetro Inteligência de Mercado usufrui de uma tecnologia idealizada pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. É um verdadeiro censo das empresas, entidades privadas e públicas em atividade no Brasil, portadoras de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

A base de dados do Empresômetro consiste em informações da Receita Federal do Brasil - RFB, secretarias estaduais de fazenda, secretarias municipais de finanças, agências reguladoras, cartórios de registro de títulos e documentos, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Caixa Econômica Federal (CEF), juntas comerciais, portais de transparência e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para melhor compreensão do banco de dados do Empresômetro, entenda-se por empresas todos os tipos jurídicos (sociedade anônima, limitada, EIRELI, MEI, empresário individual, sociedade simples, cooperativa, consórcio, comandita, estrangeira), entidades privadas (associações, fundações, institutos, igrejas, fundos, sindicatos) e entidades públicas (federais, estaduais e municipais) que se encontram em atividade no Brasil, incluindo suas matrizes e filiais.

Para fins de estimativa dos valores ainda não divulgados pelos órgãos públicos, o Empresômetro utiliza os dados do igual período do ano anterior, atualizados com o índice de crescimento médio de cada setor e levando em conta os números dos três anos imediatamente anteriores.

Para mostrar os valores em tempo real no contador, as informações no site são projetadas mediante cálculos matemáticos, com base no crescimento médio do mesmo período nos três anos imediatamente anteriores e considerando fatores sazonais que interfiram nas estatísticas apresentadas. Esses fatores podem ser planos econômicos, vigência ou revogação de leis, normas, outros tipos de regulamentação e acontecimentos históricos.

Para facilitar as pesquisas dos usuários do sistema, as informações podem ser consultadas via parâmetros, como o número de empreendimentos ativos por setor de atuação, por localização geográfica (cidade), CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), natureza jurídica, idade, entre outros.